Rota do Artesanato 2016 começa na segunda (11)

By 22:54:00

Evento reunirá 46 participantes, como Zilmar Santiago, que produz artigos em crochê. Exposições passarão pelo Anexo do Palácio do Buriti, pelo Setor Bancário Norte e pela Galeria dos Estados

A primeira edição da Rota do Artesanato 2016 tem roteiro confirmado até 19 de fevereiro. As exposições começam na segunda-feira (11), no Anexo do Palácio do Buriti, com a presença de 46 artesãos selecionados pela Secretaria de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo. Em seguida, eles vão mostrar os trabalhos no Setor Bancário Norte e na Galeria dos Estados. 
É o caso de Zilmar Campos Santiago, de 54 anos. Ela trabalha com crochê no Distrito Federal há mais de 25 anos e vê a iniciativa como forma segura de expor e vender os produtos. "Em outros locais, estamos sujeitos a conflitos com camelôs e ambulantes”, analisa. “No Rota, além de termos autorização para expor e vender, ficamos em lugares de grande movimento."
O aposentado Vanderlei Martins de Araújo, de 72 anos, era bancário antes de se dedicar exclusivamente à produção de cintos de couro e sempre se inscreve no projeto. "É uma maneira de complementar a renda e vender o meu trabalho na legalidade."
Requisitos
Para esta primeira edição foram abertas inscrições para artesãos, trabalhadores manuais e produtores de alimentos artesanais. A exigência era que o candidato tivesse a carteira de artesão atualizada. Nas próximas, a ideia é que a rota saia do Plano Piloto e chegue a outras regiões administrativas.
Na sexta-feira (8), os participantes tiveram palestra sobre o programa, receberam crachás e assinaram termo de compromisso para o bom andamento dos trabalhos.
Objetivo
De acordo com a secretaria, o projeto — sem custos, pois apenas usa espaços públicos para promover a feira — visa a fomentar a inserção cultural, econômica e social do artesanato e da produção associada ao turismo. Outro objetivo é a criação de mais oportunidades para os artesãos, fortalecer o setor e proporcionar maior geração de renda.
Segundo dados do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro, Brasília conta com 9 mil artesãos e trabalhadores manuais cadastrados — 82,8% são mulheres, 96,23% vendem para o consumidor final e 73,25% têm renda familiar entre um e três salários mínimos. Para mais de 3 mil pessoas, o artesanato é a principal fonte de renda mensal.
Rota do Artesanato 2016 – 1ª edição 
Janeiro
11, 12 e 13 (segunda, terça e quarta-feira)
No Anexo do Palácio do Buriti 
Das 8 às 17 horas

13, 14 e 15 (quarta, quinta e sexta-feira)
No Térreo do Prédio Central Brasília 
(Setor Bancário Norte, Quadra 2) 
Das 8 às 17 horas

28 e 29 (quinta e sexta-feira)
Na Galeria dos Estados 
(próximo à estação de metrô Galeria)
Das 8 às 17 horas

* No dia 13, o evento ocorre simultaneamente no Anexo do Palácio do Buriti e no Setor Bancário Norte
Fevereiro
10, 11 e 12 (quarta, quinta e sexta-feira)
No Anexo do Palácio do Buriti 
Das 8 às 17 horas

15, 16 e 17 (segunda, terça e quarta-feira)
No Térreo do Prédio Central Brasília 
(Setor Bancário Norte, Quadra 2) 
Das 8 às 17 horas

18 e 19 (quinta e sexta-feira)
Na Galeria dos Estados 
(próximo à estação de metrô Galeria) 
Das 8 às 17 horas
Fonte: Agência Brasília

You Might Also Like

0 comentários